Monthly Archives

May 2019

O que é Diverticulite e como tratar?

By | Diverticulite | No Comments

Diverticulite aguda é caracterizada pela inflamação com consequente processo infeccioso de divertículos da parede do intestino grosso. Estes divertículos podem se formar no decorrer da vida e só se tornam um problema caso se inflamem.
Alimentar-se com uma dieta pobre em fibras pode contribuir para a diverticulite, assim como alimentos processados, carboidratos e pouca hidratação, além do consumo de condimentos (pimenta). Os principais sintomas da diverticulite são a dor abdominal (habitualmente localizada no quadrante inferior esquerdo), diarreia, febre e sangramento retal. Casos mais graves de diverticulite podem ocorrer, levando a complicações como perfuração do cólon e abscessos ou fístulas para a bexiga ou vagina.

A cirurgia está indicada nos pacientes com episódios repetidos de diverticulite aguda e nos casos de complicações como estenoses ou fistulas.
Atualmente, realizamos cirurgias minimamente invasivas, como a videolaparoscopia que usamos para tratar diverticulite aguda, pois são técnicas menos agressivas e com recuperação mais rápida.

Agende uma consulta com o cirurgião Dr. Luiz Paulo Jacomelli, ligue para uma de nossas unidades.

Clínica Tijuca: (21) 2204-5645 / (21) 2204-5859
✅ WhatsApp clique: http://bit.ly/DrLuizPauloJacomelli

Clínica Bangu: (21) 3423-9508 / (21) 3173-6937
✅ WhatsApp clique: http://bit.ly/DrLuizPauloJacomelli-ClinicaBangu

Apendicite

By | Apendicite, Cirurgia | No Comments

Apendicite é a inflamação do apêndice, um órgão linfático que está conectado ao intestino grosso. A inflamação do apêndice quase sempre ocorre pela retenção de material, como restos fecais, causando obstrução, fato que dificulta a drenagem venosa do apêndice, levando a proliferação dos folículos linfoides.

Principais sintomas:

1. Dor abdominal do lado direito, na parte baixa abdome, é o principal sintoma. Dor forte, pontual, bem localizada e contínua.
  2. Febre moderada (entre 37,5 -38 graus) acompanhada de dor abdominal.
  3. Perda de apetite, enjoos e vômitos.
  4. Desconfortos intestinais (quadros de diarreia intensa ou prisão de ventre).
  5. Sensibilidade no abdômen, com sensação de dor mesmo com um leve toque.

Se você tem esses sintomas, agende uma consulta com o cirurgião Dr. Luiz Paulo Jacomelli, ligue para uma de nossas unidades.

Clínica Tijuca: (21) 2204-5645 / (21) 2204-5859
✅ WhatsApp clique: http://bit.ly/DrLuizPauloJacomelli